Últimos assuntos
» Os testículos do meu cachorro não desceram
Qui Out 27, 2016 5:33 pm por PatyPrado

»  Sobrecarga do fígado- Excesso de medicamento
Qua Out 26, 2016 2:54 pm por Jad

» Lambendo de mais....Help!!!!
Qua Out 26, 2016 4:50 am por Jad

» Tratamento contra vermes
Qua Out 26, 2016 4:35 am por Jad

» VACINA ELEVENCELL
Ter Out 11, 2016 12:40 pm por lanadiniz

» destruição das próprias hemáceas
Dom Ago 23, 2015 10:48 pm por Gaspar

» comprotamento
Ter Ago 04, 2015 12:44 pm por Fabiana Amaral

» socorro urgente !!!
Sab Jul 11, 2015 8:49 pm por josi calvet

» socorro urgente !!!
Sab Jul 11, 2015 8:44 pm por josi calvet

Galeria


Votação
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 89 em Ter Ago 01, 2017 4:29 am

O risco do cigarro para cães! Matéria interessante.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O risco do cigarro para cães! Matéria interessante.

Mensagem por Tamy e Malú em Qua Jan 23, 2013 6:45 pm

Acredito que a maioria tenha conhecimento deste fato, mas eu particularmente nunca tinha parado para pensar nisso e hj a veterinária da Malú publicou essa matéria no facebook, achei bem interessante!

"Animais de donos fumantes têm 60% de desenvolver câncer linfático e de pulmão

Fumar faz mal à saúde, e até quem não fuma sofre as consequências quando exposto à fumaça de cigarro, charuto, cachimbo, etc. Inúmeras pesquisas indicam que os danos causados ao fumante passivo são bem mais graves do que aqueles percebidos durante ou logo após a exposição, como rinite, congestão nasal, tosse, dor de cabeça, irritação nos olhos e garganta ou náuseas.

Entre os adultos pode causar câncer e doenças cardiovasculares e respiratórias. Nas gestantes a incidência de abortos espontâneos e bebês natimortos são maiores àquelas expostas ao fumo, ativas ou passivas. Já as crianças são mais suscetíveis a infecções respiratórias, como bronquite e pneumonia, têm maior possibilidade de serem asmáticas e apresentarem otite, doenças cardiovasculares e câncer, sobretudo no pulmão.

Assim como os humanos, os animais de estimação também podem sofrer problemas de saúde. A exposição ao tabaco pode predispô-los, principalmente, às doenças respiratórias e dermatológicas, muitas vezes, levando-os à morte sem ao menos serem diagnosticadas. Estudos comprovam que cães e gatos que convivem com fumantes têm 60% a mais de chance de contrair câncer linfático e de pulmão, bronquite, asma, rinite, traqueíte (inflamação na traqueia) e outras crises alérgicas.

Os cientistas descobriram ainda que há uma ligação entre os tipos de câncer e as características físicas dos bichos. Nos cães de focinho curto, por exemplo, a fumaça passa rapidamente pela via respiratória, fazendo com que as toxinas acabem se instalando no pulmão. Já nos de focinho longo, a fumaça se aloja nas vias respiratórias e têm mais chance de desenvolver câncer de pulmão.

Por sua vez, a probabilidade de gatos de donos fumantes desenvolverem linfoma, um tipo de câncer mais comum da espécie, é três vezes maior e tratamentos por quimioterapia e radiação funcionam apenas em 50% dos casos. Além de inalação, ao se lamber, o animal entra em contato com substâncias químicas nocivas impregnadas nos pêlos.

Entre os felinos portadores de bronquite asmática há potencialização e aumento da freqüência das crises respiratórias, podendo, em alguns casos, levá-los à óbito por insuficiência respiratória aguda.

Além de afetar o sistema respiratório do animal, o cigarro pode causar doenças de pele. Se ele começar com “coça-coça”, queda excessiva de pelo e feridas no corpo podem ser um indício de alergia à fumaça. Os cães de companhia estão mais suscetíveis aos males do fumo por ficarem mais tempo com seus donos. Neste caso, os animais mais novos precisam ser avaliados pelo veterinário a cada seis meses, e, os mais velhos, uma vez ao ano.

Como minimizar os riscos
O grande problema é que, na maioria das vezes, o ser humano pode fugir da nicotina, mas os animais não. Ou estão recebendo cafuné com baforadas dentro de casa, ou presos a uma coleira em lugares públicos sentados aos pés do fumante, ou perambulando pelas ruas inalando, entre tantas outras fumaças, a do cigarro.

Os sintomas em cães e gatos não é imediato, e a tosse pode indicar um estado avançado da doença. A única maneira de detectá-la em seu estágio inicial, quando os tratamentos são mais eficazes, é por meio de exames detalhados, como os “check ups” anuais.

O mais indicado é parar de fumar, mas se isso não for possível os veterinários recomendam que o dono do animal vá para fora de casa ou crie áreas exclusivas onde os animais não tenham acesso. Purificadores de ar e suplementos ricos em vitamina C podem minimizar os efeitos de células cancerígenas."

beijos e Lamabeijos da Malú!
avatar
Tamy e Malú
Amicão
Amicão

Mensagens : 237
Data de inscrição : 08/11/2012
Idade : 29
Cidade/UF : Rio Grande do Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O risco do cigarro para cães! Matéria interessante.

Mensagem por Melissa e Becky em Qui Jan 24, 2013 5:37 am

Oi Tamy, nossa que matéria muito interessante ainda bem que aqui em casa não fumamos, mas é bom que tem dicas para aqueles que fumam e não conseguem parar....

Valeu pela matéria!

avatar
Melissa e Becky
Filhote
Filhote

Mensagens : 133
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 35
Cidade/UF : Brochier/RS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O risco do cigarro para cães! Matéria interessante.

Mensagem por Tamy e Malú em Qui Jan 24, 2013 8:39 am

Aqui em casa tbm não fumamos, mas achei bem interessante, justamente como informativo... beijinhos
avatar
Tamy e Malú
Amicão
Amicão

Mensagens : 237
Data de inscrição : 08/11/2012
Idade : 29
Cidade/UF : Rio Grande do Sul

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O risco do cigarro para cães! Matéria interessante.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum